∷anotações pessoais∷

13-05-2019 - Olá

Olá, seja bem-vindo ao meu site!

Essa não é a primeira vez que eu tento manter um desses, mas estou sentindo mais segurança agora do que nas outras vezes. Talvez pelo fato da aparência dele ser inteiramente fruto do meu trabalho, ou por não correr o risco de desconfigurá-lo com um deslize, como acontecia no hotglue.me...

Enfim, aqui pretendo registrar e organizar meus pensamentos, tomar notas das coisas que tenho lido/aprendido, e também manter um diário de sonhos para referência futura. Dessa maneira, suponho que não encontrará nada especialmente interessante aqui, mas fique à vontade :)

14-05-2019 - Uma existência que afirme a vida

Hoje eu fui no MASP e fiquei impressionado com a quantidade de meninas bonitas que encontrei lá. Não vou fingir que essa constatação tenha grande importância, mas o que vale é o seu efeito sobre mim, o desejo de levar uma existência que afirme a vida, de participar desse grande círculo ao invés de ser só um espectador.

No entanto sinto-me incapaz de agir em relação a esse desejo, sinto-me “café-com-leite”, como se estivesse em outro nível, como se essa vida não me fosse acessível e não me pertencesse.

O problema é que eu sei que esse inferno pessoal é (predominantemente) uma construção mental minha; eu sei que a realidade material, por mais que se imponha, dificilmente justifica minhas crenças (e ações, por consequência). Por que então eu não consigo agir? Será que eu não acredito de fato nessas sóbrias conclusões? Será que eu estou apenas habituado a um modo de pensar/agir e não consigo me livrar desse vórtice? Seria a explicação uma combinação dos dois fatores (crenças insinceras que não são o suficiente para sustentar um primeiro movimento)?

A minha psicóloga, levantou a questão de uma possível perda de identidade: justifico meu modo de agir e pensar como reflexo da minha personalidade, uma consequência natural e inevitável; no entanto, essa personalidade disfuncional não é genuína, e sim uma construção tenebrosa que tomou forma ao longo dos anos.

Fui lá procurando um método de socialização simples de seguir e recebi como sugestão a escrita sobre “quem sou eu”. Para ser sincero eu já estou um pouco cansado da maneira com que ela vem trabalhando comigo, mas vou dar uma chance ao exercício.